Pular para o conteúdo principal

ABQNE e Zeca Baleiro se juntam para projeto que nunca existiu, ou existiu?

Um café quente e um “Zero Grau” que já existiu

   A Banda Que Nunca Existiu (ABQNE) se junta a um dos maiores cantores de nossa música, Zeca Baleiro, para lançar, nesta sexta-feira (12), o single “Zero Grau”. A ideia da banda é mesclar sotaques, sonoridades e ritmos na voz de vários intérpretes, com repertório inédito e com composições próprias de Humberto Lyra e Luiz Pissutto, integrantes do grupo.
   Outras músicas já foram lançadas, ainda em 2020, com participação de intérpretes como Pedro Mariano, Luana Camarah, Augusto Licks (ex-integrante do Engenheiros do Hawaii), dentre outros. A ABQNE vem fazendo grande sucesso pelo Brasil, pela qualidade do projeto, e promete outros lançamentos ainda ao longo deste ano. O legal também é que parte da renda do projeto será destinada para uma instituição de pessoas com câncer, em homenagem à memória das mães dos compositores.
   E o nome da banda? A Banda Que Nunca Existiu? Parece meio estranho, não?! Segundo Lyra e Pissutto, a ideia é a seguinte: nesta empreitada, eles convidam diversos artistas do cenário musical a embarcarem em uma viagem pela trilha sonora de suas composições autorais, guardadas a sete chaves no baú do tempo e redescoberta por uma lacuna na memória, mexendo com o público e questionando se aquilo realmente existiu! Parece conversa de maluco, não é mesmo? Porém, saiba que diversos artistas já embarcaram nesta e deram a sua contribuição para a realização do Projeto.
   Já quanto à música, “Zero Grau” surgiu em uma viagem de Humberto Lyra ao estado do Paraná. “Me disseram que não era necessário agasalho, pois era início do outono na Ilha do Mel e as temperaturas se apresentavam bem amenas por lá. Porém, num final de semana uma frente fria chegou de surpresa e, sem agasalho e com comércio local fechado, a inspiração veio como random nas alternativas que me restaram: café quente, lareira do hotel ou talvez um drink”, explica o compositor. “Zero Grau” é um bolero com arranjo envolvente e muito dançante, que mescla MPB e ritmos latinos.
   Os integrantes da banda valorizam demais a participação de Zeca Baleiro no projeto. “Ter o nosso padrinho, o mestre que nos pegou pelas mãos, ouviu as canções, nos orientou com dicas raras, e é realmente o responsável por fazer algo que nunca existiu, existir, é incrível”, ressalta Pissutto. Por sua vez, o intérprete comenta: “Luiz (Pissutto) é um grande amigo. Quando me falou do projeto ABQNE achei instigante e divertido e logo me engajei. A música que canto tem uma pegada latina e dançante”.
   E aí? Ficou curioso para conhecer a música? Então, não perca tempo e procure, agora mesmo, "Zero Grau" em sua plataforma de áudio favorita!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Sem Pensar no Amanhã", Alceu Valença lança novo álbum

O cantor pernambucano chega com voz e violão para presentear Olinda e Recife, no aniversário de ambas.    Aproveitando o período de isolamento, o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença lança, nesta sexta-feira (12), o álbum “Sem Pensar no Amanhã”, o primeiro de três programados no estilo voz e violão, para este ano.    Em quarentena desde março do ano passado, Alceu Valença aproveitou o período de incerteza para tocar violão como nunca em sua casa no Rio. Acostumado a passar mais tempo na estrada do que em casa, de um momento para outro, o artista andarilho viu-se obrigado a recriar seu cotidiano sem tempo de pensar no amanhã, o que o levou a desenvolver o projeto que, ao todo, conta com cerca de 30 músicas, gravadas entre novembro e janeiro. O violão acabou sendo sua melhor companhia.    Uma curiosidade bem bacana é que “Sem Pensar no Amanhã” sai no dia do aniversário de Olinda e Recife, duas das grandes inspirações do compositor. De acordo com o artista, o álbum s

Dia do Músico

O músico é aquele que deixa em casa a família, Para subir no palco e nos trazer alegria. Músico nasce com o dom de encantar, Com a arte de cantar. Transforma poesia em melodia, Momento em sentimento, Ação em canção. Músico traz positividade, Amor e saudade, Tem uma boa energia, Alegria que contagia.

Ex-Boca Livre Lança Música Composta Há Mais de 30 Anos com Aldir Blanc

    Para comemorar os 40 anos do seu primeiro disco, Cláudio Nucci, que integrou a formação inicial da banda Boca Livre, fundada em 1978, vai lançar no mês de março, um novo álbum. Com o intuito de antecipar esta nova etapa em sua carreira, ele lança, nesta sexta (26), o single " Caçada Humana ".    Apesar de ser lançada apenas este ano, a canção foi composta em 1988, em uma parceria de Nucci com o grande compositor da Música Popular Brasileira (MPB), Aldir Blanc. Naquela época, o Brasil estava às vésperas de eleger um presidente pela primeira vez, após 20 anos. "Era 1988 e a letra retrata imagens de convulsões sociais da época, mas o sentimento que ela passa dialoga com os dias de hoje. Digamos que a obra 'hibernou' para surgir nesse ano de 2021, infelizmente sem o Aldir pra ouvi-la", conta Nucci à coluna de Ancelmo Gois, em “O Globo”.    Então integrante da banda Zil, Nucci foi apresentado a Blanc por Paulinho Albuquerque, no mesmo ano em que c